Quer se tornar criativo? Veja as 10 melhores dicas para aumentar sua criatividade.





Já falei aqui no blog sobre algumas características de pessoas criativas, agora irei dar algumas dicas para aumentar o seu poder de criação. São dicas simples, mas que irão ajudar muito quem está precisando abrir a mente e expandir os horizontes.




1 – Visite lugares diferentes.
Visite lugares onde você nunca esteve, conheça culturas diferentes, o mundo está cheio de coisa boa para se absorver.



2 – Observe
Às vezes é só mudar o ponto de vista para descobrir um mundo totalmente novo, então preste mais atenção nos detalhes, olhe as coisa como nunca tinha vista de outro ponto de vista (às vezes literalmente). Quando ver, você vai pensar "como eu não vi isso antes".



3-Liberte-se de preconceitos. 
A criatividade não se da muito bem com regras, por isso se liberte das barreiras que impõe a você mesmo, liberte-se dos estereótipos e preconceitos colocados pela sociedade, à criatividade é livre, ela habita em todos os campos, por isso não tenha limites na hora de criar algo novo.




4. Seja curioso
Já reparou como as crianças fazem perguntas sobre tudo, sem medo ou vergonha? Conforme nos tornamos adultos, passamos a perguntar menos e a ter respostas prontas para tudo. Mas uma pessoa criativa é curiosa, faz perguntas, lê livros diferentes e frequenta ambientes diversos em busca do novo. Essa atitude as mantém com a mente aberta. É preciso não perder a capacidade de encantar-se com as novidades (como as crianças fazem) e de estranhar coisas aparentemente normais.



5. Mantenha autoconfiança
É importante confiar no próprio trabalho, no seu talento. Mesmo enfrentando períodos de desânimo, uma pessoa inovadora sempre acredita que tem capacidade para seguir em frente, atingir seus objetivos.



6-Beba café.
Quando faltarem ideias e você estiver mergulhado em um marasmo de criatividade, vá a um café – é muito favorável para a criatividade você descontrair, ouvir novas vozes e até barulhos diários e tudo isso acompanhado de um delicioso café com chantili. Que tal?



7- Beba cerveja (ou algo que te deixe quase bêbado).
Lembra o que falei sobre observar? Pois então, ficar quase bêbado faz você ver de outro ponto de vista. Em uma pesquisa recente, cientistas da Universidade de Lllinois em Chicago compararam o desempenho de estudantes sóbrios e bêbados em atividades que exigiam habilidades criativas. Aqueles que haviam ingerido bebidas alcoólicas conseguiram resolver 30% mais problemas do que os sóbrios.




8-Faça novos amigos
A criatividade é fruto da combinação de diferentes ideias já existentes. Por isso, quer ter mais e melhores insignes? Expanda seus horizontes cognitivos e sociais.



9. Fuja da rotina
Por conta do tempo diminuto, muita gente liga o piloto automático durante as manhãs com o objetivo de fazer o tempo render. Mas uma boa tática para estimular o cérebro está exatamente na quebra da rotina. Vale até tentar escovar os dentes com a outra mão, por exemplo, segundo a especialista.




10. Cultivar o bom humor
A criatividade depende do seu senso de humor. Mantenha-se de bem com a sua vida e com as coisas que o rodeiam. Veja as coisas com alegria e desprendimento. Pare de reclamar da vida pensando somente em problemas, mude o foco, aprenda a usar sua energia para o lado positivo, pense na solução para o problema e não fique empurrando para o outro aquilo que você pode fazer.




Gostaram? Essas dicas podem fazer diferença no seu dia a dia e ajuda-lo muito nos desafios da vida cotidiana, elas podem, aliás, muitas vezes te tirar daquele tédio angustiante dos dias monótonos que todo mundo tem.

Veja também:

Posts relacionados

Quer se tornar criativo? Veja as 10 melhores dicas para aumentar sua criatividade.
4/ 5
Oleh

Deixe sua opinião.