Oscar Niemayer: o astro da arquitetura moderna


A arquitetura é a arte de transformar espaços em grandes obras, edifícios, casas e palácios utilizando suas formas, proporções e cores para criar obras de arte imoveis e imponentes, foi isso que fez com que o arquiteto Oscar Niemayer se apaixonasse pela arquitetura, onde dedicou sua vida inteira, espalhando suas obras para o mundo se tornando internacionalmente reconhecido.



Um homem com uma mente extraordinariamente criativa, seu trabalho alcançou um grande número de admiradores. Oscar moldou a capital brasileira - Brasília por mais de 50 anos com uma arquitetura surreal e cheia de curvas. 

De tantas obras espetaculares feitas por Oscar Niemayer selecionamos algumas das mais importantes e reconhecidas pelo mundo, inspire-se!


Auditório do Ibirapuera

Complexo do ministério da defesa

Edfício Niemayer - Belo Horizonte - MG

Edifício Copan - São Paulo - SP

Escadaria do Edifício Copan

Museu em Curitiba - PR

O Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer em Avilés - Espanha

Palácio Tiradentes - Belo Horizonte - MG

Palácio do  Itamaraty

Ponte JK

Torre de TV digital - Brasília 

Catedral de Brasília

Museu Contemporâneo 

Supremo Tribunal Federal

Nascido no Rio de Janeiro em 1907 Niemayer veio a falecer em 2012 prestes a completar 105 anos, mas ele nos deixou com um grande presente, suas obras-primas que se tornaram um orgulho para os brasileiros, ele é considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna e hoje serve de  inspiração para os futuros arquitetos.





Poema da Curva "Não é o ângulo reto que me atrai nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein." Oscar Niemeyer 






Gostou? Curta, comente e compartilhe essas grandes obras!


Veja também:




Posts relacionados

Oscar Niemayer: o astro da arquitetura moderna
4/ 5
Oleh

3 comentários

Tulis comentários
avatar
20 de outubro de 2015 às 23:04

Niemeyer de fato é uma grande razão de se orgulhar ser brasileiro! Mas além de sua genialidade, é necessário lembrar que para manter todas as curvas de Brasília em pé ele teve a ajuda do engenheiro Joaquim Cardoso, outro gênio. Nenhum arquiteto consegue ser como Niemeyer sem ter ao seu lado um bom engenheiro estrutural, verdade seja dita!

A propósito, se quiser saber mais sobre engenharia visite meu blog: www.mundoconcreto.wordpress.com ... lá tem engenharia pra quem entende e que não entende, pra quem gosta e também pra quem não gosta :)

Responder
avatar
Anônimo
21 de abril de 2016 às 13:14

Niemeyer só é uma referência hoje, pelo investimento que teve. Muitos outros arquitetos brasileiros, se tivessem o mesmo investimento que Niemeyer criariam obras estrondosas, melhores que estas. Niemeyer tinha dinheiro do governo, que não tem limites. Suas obras não se encaixam no triângulo de vitruvius, possui sim difente beleza e durabilidade, mas em função (que é um dos pontos mais necessários da arquitetura) perde drasticamente.
Uma pena o Brasil não investir em mais profissionais competentes, teríamos grandes referências no Brasil.

Responder

Deixe sua opinião.